Crítica ao Álbum “positions” | Nortland Critic Academy

+7 votos
318 visitas
perguntou 28 Out, 2020 em Charts por Canaparro (89 pontos)
POSITIONS - Álbum
(NORTLAND CRITIC ACADEMY)
Score: 9.4

1. shut up [9.0]
“shut up” soa como uma ótima introdução ao que vem pela frente. Com uma melodia calma e muito bem trabalhada, “shut up” é quase uma ópera moderna. Apesar de uma letra um pouco repetitiva, é quase imperceptível comparado a sua concepção por inteiro. O fim dramático da um toque a mais na faixa.

2. 34+35 [9.3]
Mantendo uma sonoridade clássica “34+35” junta-se a uma batida mais comercial e uma letra que tem grandes chances de não sair da sua cabeça. É uma ótima junção do trap com R&B, e com uma composição sincera e bem leve, apesar de explícita. Ariana conseguiu equilibrar um instrumental clássico com distorções de auto tunes nas bases vocais  e um trap comercial na mesma música, deixando-a em uma sonoridade gostosa de ouvir.

3. motive (feat. Doja Cat) [9.8]
Temos aqui sem sombra de dúvidas uma das faixas mais comerciais do álbum. Com uma batida R&B/Trap e elementos do dance hall, “motive” tem uma letra bem trabalhada e para cima, sem quaisquer erros em sua composição como um todo. Doja Cat traz um detalhe a mais a canção com seus versos. Tanto por se encaixarem perfeitamente na batida, quanto na combinação vocal com a intérprete principal.

4. just like magic [9.2]
Nesta faixa Ariana entrega um combinado de melodias conjuntas, tanto em vocais quanto no instrumental, formando mais um R&B/Trap leve e gostoso de ouvir.
Com vocais crescentes na segunda parte da música, “just like magic” é uma canção encantadora e de uma sonoridade simples e melódica.

5. off the table (feat. The Weeknd) [9.6]
O suspense na introdução da faixa traz um toque maduro e sexy para a música, a tornando uma das mais sexys se não a mais sexy da carreira da intérprete. Com uma letra madura e bem composta, “off the table” leva poucos elementos em seu instrumental trazendo um foco a mais nos vocais de Ariana e The Weeknd, que complementa a canção em uma junção de duas vozes potentes e muito bem sincronizadas e trabalhadas. Os vocais de Ariana no final da canção, são um dos pontos altos da faixa.

6. six thirty [8.9]
Em “six thirty” temos um instrumental genérico R&B/Trap em seu início, que cresce ao longo da música juntando se a elementos clássicos. Com uma letra leve e tranquila, “six thirty” leva uma melodia doce e potente ao mesmo tempo. Os vocais rápidos na segunda parte da canção são um dos pontos altos da faixa.

7. safety net (feat. Ty Dolla $ign) [9.2]
Aqui temos mais um suspense na introdução, que se mantém por quase toda a música. O pré-refrão traz uma melodia crescente e vocais impecáveis de Ariana. Na segunda parte da música Ty Dolla $ign traz um “poder” a mais na faixa com seus vocais graves. Sem muitas variações em sua base “safety net” é uma das músicas que mais entrega vocais potentes de Ariana, o que acaba elevando a faixa por esse motivo.

8. my hair [9.3]
“my hair” é um R&B/Soul muito bem construído, escrito e produzido. Com uma letra ousada e madura, Ariana eleva seu talento na composição e traz uma música inteiramente completa e gostosa de ser ouvida. Cantando o final em “falsetto”, “my hair” traz um saxofone sintetizado no instrumental dando um toque a mais a faixa.

9. nasty [9.1]
O R&B/Trap retorna em “nasty” com total força. A faixa traz vocais potentes, letra contagiante e de fácil conexão, além de versos rápidos e refrão pegajoso. composição muito completa e bem trabalhada. Apesar de um instrumental simples, a engenharia e a produção vocal elevam a faixa.

10. west side [8.3]
Com elementos do Blues e do R&B, “west side” é construída por uma composição mais simples e uma melodia tranquila e calma. Por ser uma faixa curta (02:12) “west side” destoou das demais, mas não perdeu sua qualidade sonora.

11. love language [9.0]
Em “love language” temos um R&B/Soul poderoso. Com uma introdução poderosa e contagiante, os elementos clássicos da faixa elevam sua sonoridade e trazem um ar maduro a faixa. A letra e seu pré refrão apresentam sonoridade similar a “blazed” faixa do seu quarto álbum “sweetener”, com vocais baixos mas muito bem trabalhados. No final da música, ainda temos uma parte inédita, com um instrumental trap e uma nova melodia e letra, muito gostosa de ouvir.

12. positions [9.8]
“positions” é a faixa título e a primeira escolhida para ser trabalhada, uma escolha muito correta para introduzir o seu público na sonoridade do álbum. A faixa é uma das mais comercias e traz elementos clássicos do R&B/Trap, fazendo uma ligação perfeita entre os gêneros. A faixa ainda navega por um som orquestral sintetizado juntado a uma letra pegajosa, contagiante e bem escrita.

13. obvious [9.2]
Aqui novamente temos um instrumental com elementos clássicos juntados ao R&B/Trap, e também uma letra contagiante e de fácil entendimento. Escrita pela própria intérprete junto a outros compositores próximos, “obvious” é um trap melódico e muito bem construído, fora seus vocais impecáveis.

14. pov [9.1]
“point of view” traz um fim leve e potente para o álbum, com vocais fortes e autênticos de Ariana, além de uma composição completa e muito bem encaixada no instrumental. A faixa finaliza o projeto entregando uma letra sincera e uma melodia leve. “pov” poderia ter um final mais marcante em seu instrumental, mas não deixa de fazer um ótimo fechamento.

Avaliação geral:
Em “positions”, Ariana entrega um trabalho totalmente contemporâneo e maduro. Com referências que flutuam entre diversos gêneros, e com uma composição artística muito bem construída. Criado quase que por inteiro pela própria intérprete, o álbum soa como um R&B melódico que funcionou muito bem com Ariana, pelo fato de sua voz combinar perfeitamente com instrumentos clássicos.
 Sem nenhum ponto fraco específico, o álbum soou coeso com o proposto e deve agradar grande parte da crítica especializada. Já pelos fãs, “positions” deve soar estranho nas primeiras reproduções. Apesar das faixas mais comerciais ainda sim trazer elementos já ouvidos antes em trabalhos antigos, as faixas ainda são muito destintas de outros projetos de Ariana.
“positions” deve sim ser considerado um dos melhores trabalhos da artista, visando que a própria participou de todas as composições, produções, engenharias e mixagens das faixas. O que nos resta é apreciar e curtir cada detalhe dessa obra.

1 Resposta

+1 voto
respondida 28 Out, 2020 por Deleted user (33,061 pontos)
O pessoal ta forçando que o album é ruim só por não ter pop farofa
comentou 30 Out, 2020 por RafaelAmparo (53 pontos)
Dou 3 estrelas e meia.

Perguntas relacionadas

+5 votos
0 respostas 222 visitas
perguntou 2 Nov, 2020 em Charts por Canaparro (89 pontos)
+5 votos
2 respostas 268 visitas
perguntou 25 Out, 2020 em Charts por Canaparro (89 pontos)
+8 votos
4 respostas 278 visitas
perguntou 31 Ago, 2021 em Charts por forstavinski (12,640 pontos)
+7 votos
2 respostas 248 visitas
perguntou 10 Jan, 2021 em Charts por Deleted user (1,363 pontos)
+4 votos
2 respostas 237 visitas
perguntou 17 Mai, 2022 em Charts por forstavinski (12,640 pontos)
Seja bem vindo, aqui você pode fazer perguntas e receber respostas de outros membros do ZERO.
...