Mas antes do Gabriel, ja existia Racionais, não? Muito antes do Dj Malboro (ou na epoca), existia o Mc Martinho, Tati Quebra Barraco, entre outros que eram ''calados'' por causa do Funk Proibidão. Acho engraçado essa historia que gira em torno do 'funk proibidão' né? Eu tenho 23 anos. Há 10 anos atrás, eu via as pessoas ligadas a mim, a propria midia e tal, falando desta questão do proibidão, que era uma vergonha, um bando de palavrão e tudo mais. A gente sabe que existe na musica uma coisa chamada: MERCADO. Existem aqueles cantores que querem se expressar, falar da sua realidade, contar como foi\é sua vida, seu crescimento e existem aqueles que utilizam de algumas situações para falar sobre algum tema, visando o mercado e tudo mais. Isso é bem nitido (citando devido aos comentarios abaixo), o caso da Beyonce. Existem pessoas que vão chamar o Lemoande de um ato de expressão cultural pessoal e outras vão chamar de livre apropriação cultural de mercado. (Antes de Flawless por exemplo, existia músicas sobre Feminismo). O mesmo acontece hoje, no Brasil por exemplo, entre a notoriedade da Tati x Anitta, entre outras tantos (nao to querendo criar briga*). O que me ''choca'', é que existem TANTAS letras de funk, que fazem apologias a todo tipo de situação (vista como negativa pra sociedade) e que atualmente é tocada nas radios e tudo mais. Aquela coisa de versão clean x explicit nem sempre rola. Na minha epoca de 13\14 anos, se voce ouvisse funk com palavrão dentro de casa, a PM iria ate a sua casa se tivesse uma denuncia e voce tinha que explicar. Muita coisa mudou nesses ultimos 10 anos.
Eu acho que isso de entrar no gosto e na midia, é porque infelizmente somos ainda um pais racista, que adere a semi-escravidão disfarçada. Gente, é nitido como racistas, seja qual contexto social, grupo social estamos falando. A primeira fala do topico ja diz tudo ''foi quando Gabriel o pensador (homem\hetero\cis\BRANCO). Retomo a minha fala: antes dele, nao existia ou não eram ouvidos?
Mesma coisa que me choca, querendo ou não (mesmo sendo mega fã), é o caso da Iggy. Porque uma branca, australiana conseguiu atingir o topo da parada mais importante do mundo da musica, com uma faixa que sinceramente, é puro mercado (inclusive ja tinha vazado a demo) , e outras tanto, inclusive Banks\Minaj, não chegou a tal efeito? O The New Classic tem musicas que falam ABERTAMENTE sobre a vida da Iggy (o que ela queria q fosse escutado, sua realidade) e porque nenhuma delas ganhou destaque?