O destaque nos charts desta semana é definitivamente Zara Larsson. A cantora sueca que, até então, só esteve presente no bubbling under, fez fortes debuts no chart de artistas e álbuns. Seu segundo álbum de estúdio, So Good, completa agora um ano de seu lançamento e finalmente faz sua estreia no chart de álbuns, conquistando a liderança com 240.000 cópias vendidas. Lush Life, o lead single do álbum, já mostrava sinais de hit na semana anterior, onde estreou na quinta posição do chart de singles. Com a atualização semanal, as promessas de hit se confirmaram e os fortes ganhos do single garantiram sua liderança no chart. Os fortes ganhos também foram suficientes para que a cantora fizesse sua estreia no chart de artistas, obtendo a vice-liderança.
O outro destaque da semana, que barrou a sueca de conquistar um all-kill no seu debut, é a neozelandense Lorde, cujo último lançamento, Melodrama, demonstra estabilidade ao ganhar posições e marcar presença em sua décima-primeira semana nos charts, se firmando na 5ª posição. A surpresa é a cantora ter conquistado seu primeiro #1 no chart de artistas, tendo anteriormente se mantido em segundo lugar durante quatro semanas. Parabéns!
Por outro lado, Make Me Feel da americana Janelle Monáe começa a sangrar posições na sua quarta semana nos charts. O lead single de seu futuro álbum Dirty Computer foi aclamado criticamente e resulta de uma parceria da cantora com o falecido Prince. O lançamento fazia uma lenta escalada nos charts, obtendo um pico de #2 na semana anterior, mas perdendo 3 posições na atualização semanal e ocupando atualmente o #5. Será que a fada ainda tem forças para virar o jogo e conquistar o #1?
Uma novidade interessante no chart de singles desta semana é Call Me Mother, do álbum American de RuPaul, lançado em 2017. A música faz um forte debut na quinta posição do chart de singles, auxiliado pela estreia da décima temporada do reality de televisão RuPaul's Drag Race, apresentado pela cantora, onde o single integra a trilha sonora. Lançamentos anteriores da drag queen já tiveram sucesso nos charts, incluindo dois singles que conquistaram a liderança, Born Naked e Read U Wrote U, ambos coincidentes com a exibição na TV de temporadas do reality. Será que Call Me Mother se juntará aos mesmos para se tornar o terceiro #1 de RuPaul?
Blue Neighbourhood, do australiano Troye Sivan, está entre os álbuns que sofreram perdas esta semana. O lançamento de 2015, que é recordista em vendas e demonstrou impressionante estabilidade nos charts após seu debut no começo do ano, faz uma lenta descida, perdendo duas posições e ocupando atualmente o 13º lugar.
Entre as surpresas negativas da semana, destaca-se Taylor Swift. Delicate, o último single da cantora pop-country, parecia demonstrar forte estabilidade ao ocupar a liderança do chart por duas semanas seguidas ao lançamento do clipe; porém, após sofrer fortes perdas nas reproduções, a canção caiu posições suficientes para não figurar entre o Top 15 da semana, estando efetivamente OUT. Nesta atualização, a cantora está ausente de todas as posições no chart de singles. Seu último álbum, reputation, também sangra posições, figurando em 12º lugar. No chart de artistas, a cantora aparece no 6º lugar esta semana, uma forte queda do #1 da semana anterior. Esta é sua menor posição desde a semana de 15 de outubro de 2017, quando não figurou nos charts. Forças à fada!
Certificados da Semana
5x Dangerous Woman - Ariana Grande
3x Lust for Life - Lana Del Rey
3x Emotion - Carly Rae Jepsen
Dangerous Woman é recorde de vendas e se torna o primeiro álbum na história dos charts a conquistar a quinta platina. Rumo ao diamante! Ao mesmo tempo, Lust For Life se iguala a Born To Die na quantidade de certificados, somando seis platinas para Lana Del Rey.
1x Make Me Feel - Janelle Monáe
1x King - Years & Years
1x One Last Time - Ariana Grande
1x Bad Liar - Selena Gomez
Selena, Janelle e a banda londrina Years & Years conquistam suas primeiras platinas esta semana, com os referidos singles. One Last Time é o terceiro single de Ariana Grande a conquistar a honra.