Mentira, só vim divulgar o hino:
Assistam, beijos, tchau.
Brinks, Olar, não sei se notaram, mas adicionei o disqus nas páginas dos charts, agora vocês podem conversar por lá.
Plus, pra quem quiser apagar todas as placas, agora vocês podem indo em configurações>resetar/deletar conta> apagar as placas.
Eu andei olhando as sugestões de vocês, cheio de ideias ótimas, adorei...
But...
Boa parte das coisas que vocês pedem, são coisas "grandes" e que levam tempo pra fazer, e eu fiquei com isso na cabeça, sabe pq? Bem, eu fiz o zero e continuo mantendo ele com o tempo livre que tenho, (fyi, tenho apenas as noites e fds livres, exceto quando estou procrastinando no trabalho, como agora), mas eu não sei se em breve vou ter esse tempo, pois pretendo começar faculdade ano que vem (mas n tenho certeza se vou)... então, eu não quero começar e nem prometer alguma coisa se eu não sei se vou ter como terminar, entendem? Por isso estou evitando responder as coisas que vocês pedem, pq não tem resposta .
Enfim, provavelmente no início do dezembro eu já terei definido se eu vou ou não, e eu andei pensando no que fazer, caso eu vá...
O zero vai continua existindo de qualquer forma (eu espero), mas e as atualizações?
Como alguns de vcs devem ter percebido, o zero é open source (código aberto) [link: https://github.com/Bruno7kp/zero ], o que significa que qualquer um pode ver/alterar o código do mesmo. E aí vcs perguntam, "mas isso não deixa que outros 'roubem' o zero? sos", bem, sim, mas eu não me importaria nenhum pouco se alguém roubasse ou se "inspirasse" no zero pra fazer outro projeto similar (fazendo melhor até eu pularia do barco), e eu não quero de forma alguma gerar algum tipo de lucro com o zero, então... whatever. Sem falar que se por algum motivo extraordinário o zero suma da internet, alguém pode muito bem pegar o código, upar num servidor e pronto, zero vivo novamente.
Eu decidi deixá-lo no github não só pra ter controle das alterações e etc, mas tbm pra caso alguém pudesse/quisesse contribuir, pode fazer por ali. E o ponto que eu quero chegar, é que a melhor coisa que pode ser feita, é não deixar o zero ser mantido apenas por uma pessoa, pq, e se eu sumir? (), e se eu morrer? é só isso? acabou?
Developers, developers, developers, developers... bem, a minha principal ideia para o futuro do zero, é juntar um grupo de pessoas, e criar o seu sucessor, que eu chamaria de ONE (), a ideia é que ele seja um bucado de coisas independentes uma da outra, um "grammy", um "metacritic", e os charts, claro.
(Por independente, eu quero dizer que, atualmente, qualquer um que use o zero, é obrigado a ter conta no last.fm, mas se um usuário querer seu próprio metacritic, por exemplo, não significa que ele quer ter um chart pessoal, não significa que ele tem ou quer criar uma conta no last.fm...)
Eu, tbh, apesar de amar o zero, não gosto muito do código, na época, alguns meses atrás, eu estava aprendendo algumas coisas, e apliquei elas de forma que hoje, vejo que não são muito boas. Então eu acharia melhor começar algo do zero, ou pra adiantar um pouco, usar algum framework ou algo assim.
Mas desde que eu lancei o zero, com o link do github linkado no rodapé, não houve nenhuma interação, de nenhum dev, (bem, teve um usuário estranho estrangeiro que deu fork, mas ele não mexeu em nada), flop.
E eu tenho poucas esperanças que surjam pessoas com tempo, empenho e conhecimento suficiente pra fazer o projeto, o que me deixa com o pé atrás, e dnv, não quero prometer algo sem ter certeza...
Enfim, na pior das hipóteses o zero vai viver de correções de bugs e atualizações a cada 12 meses. E agora ainda ta um pouco cedo pra definir algo, vamos ver o que vai acontecer nas próximas semanas.
E antes que eu me esqueça, não vou prometer nenhuma att, exceto a do YEC até fim do ano.
Bjs, desculpa a bíblia.