Esta ideia é meio que ridícula mas eu já sonhei ter um chart-tipo mediabase.
Esta ideia parece-me difícil mas não impossível de um dia ser aplicada.
Ora bem, a ideia é distinta do chart semanal, seria um chart-diário.
a) Seria criado um chart novo chamado Mediabase
b) Você teria opções:
-> Você definiria qual seria o valor de "pessoas inexistentes" que estariam a ouvir a sua "rádio" ao longo do dia. Por exemplo:
00:00 - 01:00 -> 1000 pessoas;
01:01 - 02:00 -> 800 pessoas;
....
21:00 - 22:00 -> 8000 pessoas;
-> Deste modo você terá ao final da semana um chart por pontos de popularidade como a Mediabase.
Exemplo: Você ouve uma música 2 vezes no dia.
1) Quinta-Feira às 21h00 (8000 pessoas)
2) Quinta-Feira às 21h13 (8000 pessoas)
No final essa música alcançou no dia 16000 pessoas de audiência ou seja 16kk
Imagine que você ouviria todos os dias da semana a música 2 vezes por dia à mesma hora. Seriam então 16 000 x 6 dias (sexta, sábado, domingo, segunda, terça e quarta) = 96 000 pontos + 16 000 de quinta feira = 112000 pontos
-> Nesta situação seria aplicado o rolling na semana seguinte. Exemplo:
Na semana 2 eu ouço a música 3 vezes na quinta-feira e em horários diferentes e o meu total é de 15530 pontos.
A diferença para a semana anterior é de -470, Ao valor conseguido pela soma de todos os dias (de quinta da semana 1 até quinta da semana 2) eu terei de subtrair 470.
Desse modo: 112 000 - 470 = 111 530 pontos
E por aí fora.
O chart-mediabase pode sair oficialmente também à Sexta ou ao Domingo havendo o live-chart em off.
É interessante porque uma música que você ouve pouco o pode surpreender e não cair no esquecimento tão depressa.