No meu país os gêneros musicais preferidos pelo público são Pop, R&B e Hip-Hop/Rap desde a introdução dos charts. Até algumas músicas do Country, Alternative ou Latin tem hitado. Mas o fenômeno do K-Pop nunca teve muito buzz. Apenas BLACKPINK se destacaram com os seus mini-álbuns "SQUARE ONE", "SQUARE UP" e "KILL THIS LOVE", além de o aclamado single "AS IF IT'S YOUR LAST". Até agora ninguém mais conseguiu hitar com músicas coreanas.
Mas os charts desta semana fizeram história: o 66% são grupos coreanos! EVERGLOW, Red Velvet, ITZY, TWICE, (G)I-DLE, MONSTA X, Loona, BTS, Too e BLACKPINK foram os protagonistas deste evento sem precedentes no país.
"DUN DUN" das meninas de EVERGLOW é agora o seu segundo #1 single ("Adios" foi o primero), a 2ª maior estreia para um K-Pop single (só atrás de "KILL THIS LOVE") e a #12ª maior estreia no geral. As meninas entraram no top 50 de maiores artistas de todos os tempos (#34).
"WANNABE" de ITZY e "TRICK IT" de TWICE debutaram em #3 e #8, se tornando os seus maiores peaks no Singles Chart.
Apesar da dominação do K-Pop nos charts desta semana, nenhum album vendeu mais do que "After Hours" do The Weeknd, que voltou ao topo do Albums Chart mais uma vez.
Parece que o K-Pop está se estabelecendo no país: as previsões para a próxima semana dizem que a dominação vai continuar, com EVERGLOW ("DUN DUN") e TWICE ("FANCY") lutando pelo topo do Singles Chart. O "After Hours" deve continuar a arruinar as chances de alguém pegar all-kill.
E aí, o K-Pop é hit ou flop?