Vou explicar como eu deixei a minha bem realista (na minha opinião).
Eu uso o método "play + points", isso porque se colocar só pontos por exemplo, o álbum/música que não entrar no chart não cresce, e por reprodução demora.
Para as certificações, eu uso a mesma contagem americana (RIAA).
Ouro para álbum/single: 500 mil unidades.
Platina para álbum/single: 1 milhão de unidades.
Diamante para álbum/single: 10 milhões de unidades.
Pesos: 1000.00 para todos, exceto para reprodução de músicas.
Reprodução de músicas: 10000.00
Obs: Se você escuta muitos álbuns diferentes, colocar 2000.00 nos pesos de reprodução do álbum é uma ajuda.
Vendas puras (pure sales): reproduções.
Streamings: pontos.
SPS (Streamings + Pure Sales): Play + Pontos
Obs: Eu uso assim porque pra mim, que escuto vários artistas diferentes fica mais realista. Pra certificar com reproduções, tem que ter um bom desempenho no mesmo, e em pontos, tem que ter uma boa estabilidade. Ou seja, só cresce e certifica os álbuns/músicas que fizerem sucesso nos meus ouvidos.
Em um ano de chart, eu tenho alguns álbuns acima de 5 milhões, outros chegando em 6 milhões e vários acima de 2/3/4 milhões. Músicas tenho pra mais de 50 certificadas entre 1/2/3/4 milhões. A maioria teve estabilidade nos charts, mas algumas conseguirem um bom debut e foram morrendo em seguida. Quando uma música faz muito sucesso aqui, estoura com facilidade. Um exemplo é " 7 rings" da Ariana Grande, que debutou com +1 milhão já sendo certificada a Platina, sendo a música mais rápida da história a atingir isso, visto que as músicas aqui pagam platina geralmente só depois de 20/30 dias. Talvez seja a primeira música diamante em menos de um ano, se continuar crescendo.