Depois de estudar as categorias do Grammy deste ano chegay a algumas conclusões e gostaria de compartilhar com vocês. Vou dividir em três apostas para algumas categoria, uma com o provável ganhador devido a realidade do mercado norte americano e do próprio Grammy, uma aposta que eu gostaria que ganhasse, e alguém que pode "surpreender" e acabar levando, chamarei aqui de Dark Horse.
ALBUM OF THE YEAR
Provável: Black Panther: The Album by Kendrick Lamar & cia
Torcida: Golden Hour by Kacey Musgraves
Dark Horse: Dirty Computer by Janelle Monáe
Kendrick é figura repetida nesta categoria, vem de três derrotas na principal categoria do Grammy (2014, 2016, 2018), quatro se contar com a indicação do Lemonade, pois como era artista envolvido no álbum, também levaria, caso ganhasse, o que pode fazer muitos votantes finalmente decidirem dar o prêmio a ele, dentre esses indicados é o mais aclamado pela premiação, além de que o álbum fez muito sucesso com o grande público e com a crítica especializada.
Em contra partida pode haver muita divisão de votos, pois 4 dos 8 indicados são do Hap e 2 do R&B, logo o caminho fica livre para a única concorrente country-pop Kacey Musgraves. Porém temos o queridinho da crítica Dirty Computer, que seria uma ganhadora pra ninguém colocar defeito, o que é algo de peso já que há vários anos essa é a categoria mais criticada devido aos polêmicos vencedores, dar o prêmio a Janelle seria a melhor limpeza de imagem para o Grammy.
RECORD OF THE YEAR
Provável: I Like It by Cardi B, Bad Bunny & J Balvin
Torcida: I Like It by Cardi B, Bad Bunny & J Balvin
Dark Horse: Shallow by Lady Gaga & Bradley Cooper
I Like It é a vencedora perfeita para esta categoria, pois a faixa além de ser um mega hit é a tradução perfeita do que ficou em alta nos últimos dois anos (música latina e hap), porém esse ano a queridinha das premiações é a Gaga, e isso pode influenciar os votantes.
SONG OF THE YEAR
Provável: Shallow by Lady Gaga
Torcida: The Joke by Brandi Carlile
Dark Horse: This Is America by Childish Gambino
Como disse, Gaga este ano é queridinha das premiações, mas além disso, a letra de Shallow funciona muito bem fora e dentro do filme, combinado com hit que foi o Grammy é certo, mas se o Grammy quiser manter a limpeza de imagem podem premiar This Is America, que tem uma letra bem inteligente e complexa além de ter só dois compositores (e essa categoria ama boas músicas com poucos compositores).
BEST NEW ARTIST
Provável: Dua Lipa
Torcida: Bebe Rexha
Dark Horse: Chloe x Halle ou H.E.R.
Dua Lipa é a grande revelação da industria, isso não é novidade, além de ela ser a única dentre os indicados com a capacidade de quebrar a maldição que assombra essa categoria, porém Bebe Rexha tem um catálogo muito completo que pode agradar jurados de qualquer nicho, além de ser a que artista com o maior hit no mercado norte americano entre os indicados. Temos H.E.R. que foi a única que conseguiu uma indicação a AOTY, o que já mostra que ela é bem querida pelo Grammy, mas muitos dos jurados que poderiam votar na H.E.R. podem acabar decidindo votar em Chloe X Halle, que tem um álbum mais interessante que sua concorrente do R&B.
Me inspirei neste vídeo para fazer a postagem:
Quais os favoritos de vocês?