Quem me conhece sabe que sempre esperei pela atualização dos pesos para certificação e enquanto esta não acontecia, decidi adotar uma espécie de certificações fictícias, onde toda semana tentava atualizar as faixas e álbuns certificados, somando-as e arquivando em um grupo no whatsapp. As somas para singles eram feitas da mesma forma que hoje em dia é possível:
número de plays x 10 e depois somava pela quantidade de pontos, sem multiplicá-los como nas reproduções.
Mas atualmente não tenho achado este valor suficiente e/ou equivalente com a realidade, usando como exemplo a faixa 'God's Plan' do Drake, que até então foi um dos maiores hits no US e hoje já está elegível a sétima platina (válido considerar que a mesma foi lançada no fim de janeiro).
Nos meus charts, se usado esse método, a faixa mais certificada teria vendido apenas 4 milhões o que equivaleria a quatro platinas, a mesma já está prestes a completar um ano de lançada. Por isso, não consigo decidir se passo a usar peso nos pontos das faixas também, da mesma forma que não quero que as vendas pareçam infladas. Penso em adotar os seguintes pesos:
Reproduções = x10
Pontos = x2,5
me ajudem não aguento mais tamanha indecisão