PESO PARA CÁLCULO

Albuquerquexs · May 13, 2026 · 12 respostas

Albuquerquexs · May 13, 2026

Pessoal, qual é o cálculo dos pesos que vocês usam para as vendas?

Jovuk · May 13, 2026

eu to usando 1000 pontos para estabilidade e 2000 para reproduçoes pois por aqui valorizo mais a estabilidade das faixas

Albuquerquexs · May 13, 2026

Jovuk escreveu:

eu to usando 1000 pontos para estabilidade e 2000 para reproduçoes pois por aqui valorizo mais a estabilidade das faixas

Vou ver como ficaria

uri ☾ · May 13, 2026

Para músicas eu uso:

Reproduções: 14485

Pontos de Estabilidade: 2265

E para álbuns:

Reproduções: 4375

Pontos de Estabilidade: 775

Wansnow · May 13, 2026

Para músicas eu uso 9500 e 700 Pontos

Para álbuns eu uso 5000 e 500 Pontos

Albuquerquexs · May 14, 2026

uri ☾ escreveu:

Para músicas eu uso:

Reproduções: 14485

Pontos de Estabilidade: 2265

E para álbuns:

Reproduções: 4375

Pontos de Estabilidade: 775

Fui fazer no meu e o single mais vendido ficou mais de 53 milhões de vendas!

uri ☾ · May 14, 2026

Albuquerquexs escreveu:

uri ☾ escreveu:

Fui fazer no meu e o single mais vendido ficou mais de 53 milhões de vendas!

Nossa, o meu mais vendido tem 22M (só ele passa de 20M), mas eu coloquei esse valor muito baseado no meu consumo, se você escuta mais música que eu provavelmente ficaria bem fora do normal. Coloquei meu arquivo de scrobbles no Gemini e pedi pra ele me dar a média de scrobbles por semana de todas as músicas e todos os álbuns no chart e da música e do álbum mais ouvida na semana. Aí com esse número, pedi pra ele me dar um peso que fizesse o valor ser parecido com o consumo nos charts americanos. Aí fui ajustando aos poucos até ficar um valor que eu achasse legal.

Albuquerquexs · May 14, 2026

uri ☾ escreveu:

Nossa, o meu mais vendido tem 22M (só ele passa de 20M), mas eu coloquei esse valor muito baseado no meu consumo, se você escuta mais música que eu provavelmente ficaria bem fora do normal. Coloquei meu arquivo de scrobbles no Gemini e pedi pra ele me dar a média de scrobbles por semana de todas as músicas e todos os álbuns no chart e da música e do álbum mais ouvida na semana. Aí com esse número, pedi pra ele me dar um peso que fizesse o valor ser parecido com o consumo nos charts americanos. Aí fui ajustando aos poucos até ficar um valor que eu achasse legal.

Pra você ter uma ideia, um álbum ta com 83 milhões de cópias. Qual prompt tu usou no Gemini?

peaga · May 14, 2026

Para singles eu gosto de deixar assim

10 plays = 1kk de vendas puras

Para álbuns

100 plays = 1kk de vendas puras

Eu ouço muita música, mas não ouço muito a mesma, minha música mais ouvida tem quase 400 mas é a única, eu tenho várias de 100 então quando chega em 100 eu dou diamante, pq apesar de ter bastante não é fácil chegar nessa marca e reflete que eu realmente ouvi bastante, sou bem orgânico nas ouvidas.

uri ☾ · May 14, 2026

Albuquerquexs escreveu:

Pra você ter uma ideia, um álbum ta com 83 milhões de cópias. Qual prompt tu usou no Gemini?

Usei esse primeiro:
Analise a base de dados em anexo e crie um resumo com as seguintes métricas:

1. Média de Reproduções (Pico #1): Média de plays dos álbuns e singles que chegaram ao topo dos charts.

2. Média de Reproduções Semanais: Média de plays por semana para álbuns e singles em geral.

3. Entrada nos Charts: Quantidade média de músicas e álbuns que charteiam a cada semana.

4. Tempo de Permanência: Duração média que os álbuns e singles conseguem se manter nos charts.

5. Estatísticas da Biblioteca: Média de dados (como plays) para as músicas e álbuns salvos na biblioteca, segmentada nos seguintes recortes:

• Total da biblioteca

• Top 500

• Top 100

• Top 50

E depois com o resultado, respondi:
Usando as informações do resumo anterior, por favor, analise a seguinte regra para o cálculo de vendas e certificados:

1. A Fórmula: As 'vendas' determinam as certificações. O cálculo exige encontrar o peso ideal entre duas variáveis: Reproduções (Plays) e Pontos de Estabilidade.

2. Sistema de Pontos: Os Pontos de Estabilidade são baseados no pico dos charts: a posição #1 vale 100 pontos, a #2 vale 99 pontos, descendo sucessivamente.

3. A Meta: Os números finais dessa fórmula precisam simular a realidade de vendas dos charts dos EUA (Hot 100 e Billboard 200).

Quais valores devo utilizar como pesos de Reproduções e Pontos de Estabilidade para atingir a meta?

Kai · May 14, 2026

Eu gosto de vendas com números mais realistas para um único país (como se fossem vendas do US ao invés de vendas mundiais), então o álbum mais vendido tem 12m e a música mais vendida tem 20m. Tenho uma média de plays regular, meus #1 costumam ser 10 ou menos em semanas normais, e algumas estreias passam dos 20 plays até os 50 plays. Organizei pra deixar que Diamante seja algo mais raro de ter, equilibrado com plays e estabilidade (algumas músicas têm muitos plays e pouca estabilidade e não são Diamante, por exemplo).

Pesos para o cálculo de vendas de Músicas

Reproduções: 9931

Pontos de Estabilidade: 2184

Pesos para o cálculo de vendas de Músicas

Reproduções: 5321

Pontos de Estabilidade: 731

Sir_LePaul · May 14, 2026

uri ☾ wrote:

Usei esse primeiro:
Analise a base de dados em anexo e crie um resumo com as seguintes métricas:

1. Média de Reproduções (Pico #1): Média de plays dos álbuns e singles que chegaram ao topo dos charts.

2. Média de Reproduções Semanais: Média de plays por semana para álbuns e singles em geral.

3. Entrada nos Charts: Quantidade média de músicas e álbuns que charteiam a cada semana.

4. Tempo de Permanência: Duração média que os álbuns e singles conseguem se manter nos charts.

5. Estatísticas da Biblioteca: Média de dados (como plays) para as músicas e álbuns salvos na biblioteca, segmentada nos seguintes recortes:

• Total da biblioteca

• Top 500

• Top 100

• Top 50

E depois com o resultado, respondi:
Usando as informações do resumo anterior, por favor, analise a seguinte regra para o cálculo de vendas e certificados:

1. A Fórmula: As 'vendas' determinam as certificações. O cálculo exige encontrar o peso ideal entre duas variáveis: Reproduções (Plays) e Pontos de Estabilidade.

2. Sistema de Pontos: Os Pontos de Estabilidade são baseados no pico dos charts: a posição #1 vale 100 pontos, a #2 vale 99 pontos, descendo sucessivamente.

3. A Meta: Os números finais dessa fórmula precisam simular a realidade de vendas dos charts dos EUA (Hot 100 e Billboard 200).

Quais valores devo utilizar como pesos de Reproduções e Pontos de Estabilidade para atingir a meta?

Thank you! This was very helpful!!

Sir_LePaul · May 14, 2026

For my charts, I want it to simulate a country (a little smaller than the USA), so I use the following...

Weights:

Songs: 5000 plays x 850 Stability

Albums: 10000 plays x 600 Stability

Rationale for Stability:

I usually listen to albums for 3-5 week consistently, and about 5-8 weeks when I LOVE them. However songs only stay in my chart for 1-2 weeks (even if I love them), so I assigned more stability to the songs.

Rationale for Plays:

My library is huge (5,000+ unique artists; 16,000 unique albums) and my listening habits are probably more robust than average (I am always playing music for gym, biking, even at the office I have music in background). I average 90 plays a day, since I joined Last in 2010. I found that my overall library has the following data:

• Average Plays for My Entire Library for Songs 8, Albums 27.

• Average Plays for My Top 500: Songs 134, Albums 400

• Average Plays for My Top 100: Songs 215, Albums 743

• Average Plays for My Top 50: Songs 255, Albums 892

Certification Thresholds:

Gold - 500,000 (Albums) / 250,000 (Songs)

Platinum - 1,000,000 (Albums) / 500,000 (Songs)

Diamond - 10,000,000 (Albums) / 2,500,000 (Songs)

Rationale for Certifications:

Since the USA has about 140 certified Diamond Albums of all-time, I wanted to ensure that my Top 50 albums would be able to reasonably reach Diamond, hence the 10,000 play multiplier. Having roughly 50-100 albums reach diamond out of 16,000 doesn't feel overly inflated. Additionally, knowing that the average album in my "country" sells around 270,000 (pure sales) means that an album would have to be played twice the average amount of plays to earn a Gold Cert (or be stable on the charts).

← Fórum