Dividir #1s para todos os artistas creditados / Split number #1s for all featured artists

Matheus Rodrigues · April 29, 2026 · 4 respostas

Matheus Rodrigues · April 29, 2026

Gostaria de sugerir uma melhoria na forma como os recordes são atribuídos aos artistas.

Atualmente, quando uma música chega ao #1, o “crédito de #1” é atribuído a apenas um artista. No entanto, em muitos casos, as músicas têm vários artistas creditados, como colaborações ou participações, e todos eles deveriam receber esse #1 como parte de seus registros. Por exemplo, Tyla e Zara Larsson chegaram ao #1 nesta semana, mas apenas Tyla recebe o crédito.

Vocês poderiam pensar em alguma forma de tornar isso possível?

Obrigado pelo tempo de vocês e por todo o trabalho com o Zero!

I’d like to suggest an improvement regarding how records are attributed to artists.

Right now, when a song reaches #1, the “#1 credit” is assigned to only one artist. However, in many cases, songs have multiple credited artists (for example, collaborations or featured artists), and all of them should receive that #1 as part of their record. For example, Tyla and Zara Larsson both hit #1 this week, but only Tyla gets the credit.

Could you guys think of something that could make it happen?

Thanks for your time and for all the work you put into Zero!

Lucas · April 30, 2026

Boa ideia!

Jonathan · April 30, 2026

Achei a ideia legal. Não sei como os adms podem pensar o caso, pq quando uma faixa não tem o featuring explícito (tipo "música ft. artista X", "música with artista Y" etc - Just Dance da Gaga por exemplo), talvez seja difícil diferenciar quando uma música é feat ou não já que não teria um lastro pra puxar a info (no spotify a gente sabe, pq se não tiver essas palavras lá, os artistas vão estar creditados ao lado do principal. No API do Last já não tem, no modo Scrobble tbm +/-, mas acho que dá pra resolver esse problema das faixas featurings que não tem um "ft."/"with" etc. corrigindo os títulos das músicas :> só que seria um trabalho manual bem grande). Fica a sugestão pras próximas atts

Matheus Rodrigues · May 1, 2026

Jonathan escreveu:

Achei a ideia legal. Não sei como os adms podem pensar o caso, pq quando uma faixa não tem o featuring explícito (tipo "música ft. artista X", "música with artista Y" etc - Just Dance da Gaga por exemplo), talvez seja difícil diferenciar quando uma música é feat ou não já que não teria um lastro pra puxar a info (no spotify a gente sabe, pq se não tiver essas palavras lá, os artistas vão estar creditados ao lado do principal. No API do Last já não tem, no modo Scrobble tbm +/-, mas acho que dá pra resolver esse problema das faixas featurings que não tem um "ft."/"with" etc. corrigindo os títulos das músicas :> só que seria um trabalho manual bem grande). Fica a sugestão pras próximas atts

simmm

acho que o mais fácil para os adms seria colocar isso manualmente mesmo, num primeiro momento

tipo abrir um botão e a gente adicionar o artista

um problema que pensei aqui é que as vezes tem feats que não tem scrobbles nos nossos charts (ex: uma cantora que eu escuto fez feat com uma que eu nunca ouvi e a música pegou #1)... aí teria que ser possível deixar a página da artista nova funcionando e visível

uri ☾ · May 1, 2026

Matheus Rodrigues escreveu:

simmm

acho que o mais fácil para os adms seria colocar isso manualmente mesmo, num primeiro momento

tipo abrir um botão e a gente adicionar o artista

um problema que pensei aqui é que as vezes tem feats que não tem scrobbles nos nossos charts (ex: uma cantora que eu escuto fez feat com uma que eu nunca ouvi e a música pegou #1)... aí teria que ser possível deixar a página da artista nova funcionando e visível

acho que talvez algo como a ferramenta de exclusão dos charts que a gente consegue criar regras próprias, tipo excluir todos os albuns que terminam com "- Single", etc. na minha biblioteca todos os feats ficam no título da música com feat. ou with entre parênteses, e se tem mais de um artista ele é separado por virgula ou &. aí o sistema vê todas as músicas que cabem na regra e puxa os artistas da biblioteca e a gente confirma se tá certo.

mas aí entra outra questão, se for somar também as vendas dessas musicas na página do artista, seria interessante se conseguissemos ver as vendas solo e as vendas de colaboração. é um negócio realmente meio complexo.

← Fórum