Como poderia existir uma contabilidade pra simular uma quantidade de streams das músicas e álbuns?

Alissonmello13 · August 23, 2026 · 3 respostas

Alissonmello13 · August 23, 2026

Tava pensando aqui ontem se seria possível existir essa simulação, mas quais dados usariam pra fazer a multiplicação, uma forma que pensei que poderia refletir seria pegar os números de vendas/reproduções e multiplicar um valor pra gerar esses dados.

Vocês já chegaram a pensar nisso ou não?

pedro · August 23, 2026

poderia ser os pontos não? tipo as vendas puras são os plays e os pontos os streams? na minha cabeça sempre funcionou assim desde o zero do antigo testamento kkkk

Jonathan · August 23, 2026

Antigamente os streams eram calculados por cima dos pontos pela galera, aí cada um tinha um peso próprio que falava nos posts do fórum antigo :P era/é legal e quando chegar essa att aí vou amar askasksakaskas

HeyWedding · August 24, 2026

Antigamente eu lembro que o pessoal considerava que as reproduções eram vendas puras e os pontos eram streams, e o resultado fórmula seriam unidades SPS (sales + streams)

O problema de comparar com charts reais é que não necessariamente o #1 da semana foi a música com mais streams... ela pode ter tido mais vendas e rádio do que streams. E se você pensar, a Billboard tem os "pontos" em si, que é o resultado de todo o cálculo deles.

A única forma que eu consigo pensar (e que deve ser difícil) é criar algum tipo de equivalência através de alguma base de dados. Em média, quantas streams tem o #1 do Spotify semanal? E o #100? Aí atribuiria esses valores a cada posição dos nossos charts. Mas o problema é que é uma média, você acaba perdendo grandes semanas e "recordes".

A não ser que tivesse esse valor + alguma % das reproduções para criar essa variação... não sei kk

Ou cruzasse essa média de streams do Spotify com a média de reproduções da nossa semana no last.fm? Aí se for visto que a gente ficou 2% acima da nossa média no last.fm, você pega a média de streams do Spotify e adiciona 2%

← Fórum