ZeroCritic (#1) - Venha ver os dois álbuns que estarão em avaliação até dia 14/10

+27 votos
1,902 visitas
perguntou 9 Out, 2017 em Jogos por a1n2d3r4e5morei (45,758 pontos)

image

FAQ

  • Quem pode participar?
    • Todos os que assim o desejarem, serão bem-vindos a participar do ZeroCritic. 
  • O que tenho de fazer enquanto participante?
    • Muito simples. Você tem de atentar o/os álbum/ns da semana e terá de os avaliar até à data que eu (a1n2d3r4e5ERROR404) sugiro. 
  • Como faço para avaliar um álbum?
    • É óbvio que cada um tem os seus gostos musicais, porém, quando estamos avaliando um álbum deveremos ser rigorosos, musicalmente. Nenhum álbum merecerá um 0 só porque não é o estilo que se aprecia. Ao mesmo tempo, um álbum não deverá ser cotado em 100 só por ser da artista favorita. 
  • Há alguma sugestão de parâmetros que devo utilizar para avaliar um álbum?
    • Sim. Os verdadeiros críticos crescem avaliando álbuns mediante certos critérios. O álbum deverá ser ouvido na ordem da tracklist de modo a entender se as canções estão bem alocadas e, com isso, ter uma experiência o mais intensa possível. 
    • Cada música deverá ser avaliada individualmente tendo em conta, por exemplo ,fatores como, a letra, instrumental, voz, ritmo, métrica, pertinência ao álbum.... 
    • A pontuação do álbum deverá resultar da média dos resultados individuais para cada canção. 
  • Tenho de adotar o método de avaliação música a música?
    • CLARO QUE SIM, NÃO!! Você é livre de avaliar mediante seus próprios critérios e métodos. 
  • Para que serve a minha avaliação?
    • Serve, sobretudo, para conhecer música nova, publicar sobre os seus gostos pessoais, atualizar/criar seu próprio catálogo de avaliações no AOTY.COM (albumoftheyear.org) e para socializar com os outros membros deste grupo, conhecendo os seus próprios gostos!
    • As avaliações serão contabilizadas e efetuada uma média das mesmas. 
      • A média só será realizada se existirem pelo menos 10 avaliações. 
      • Quando não existirem 10 avaliações para um determinado álbum, aguardar-se-á, até que as mesmas existam e só aí se calcula a média. 
  • Ficou curioso? Demonstre já a sua vontade em participar!!!!

Álbuns da Semana (#1) 

Zerocritic reúne críticas de álbuns. Para cada produto, um valor numérico de cada crítica é computado e daí retirado uma média aritmética ponderada.

Lady Wood by Tove Lo 

Resultado de imagem para lady wood

Brutal Romantic by Brooke Fraser 

Resultado de imagem para brutal romantic

Boas avaliações e muito obrigado por participarem! 
Lembrem-se, avaliam tomando o tempo que necessitarem. 

Se até dia 14/10 não conseguirem, não terá problema! 

11 Respostas

+10 votos
respondida 9 Out, 2017 por mathalmeida451 (16,322 pontos)
Ai nunca ouvi
+10 votos
respondida 9 Out, 2017 por JezielSilveira (52,054 pontos)
Kesha - Rainbow - AOTY
+8 votos
respondida 9 Out, 2017 por a1n2d3r4e5morei (45,758 pontos)
Pessoas maravilhosas. É natural que nem todos conheçamos os álbuns que são sugeridos. Peço-vos que abram as portas para conhecerem álbuns novos e avaliarem-nos, se se sentirem confortáveis.

Por outro lado, seguirem o exemplo do @jezielSilveira que logo sugeriu álbuns. Eu não avaliarei, por opção própria, álbuns de 2017. Só avalio álbuns com pelo menos ano e meio, pois são aqueles que me sinto mais confortável para avaliar.

Rainbow de Ke$ha está já na wishlist :D
Continuem sugerindo!
+10 votos
respondida 9 Out, 2017 por GeovaneN (22,045 pontos)
Não conheço o segundo! Bora ouvir!
+7 votos
respondida 10 Out, 2017 por a1n2d3r4e5morei (45,758 pontos)

Brooke Fraser - Brutal Romantic

Resultado de imagem para brutal romantic
01. Psychosocial (74/100)
02. Thunder (59/100)
03. Start a War (64/100)
04. Kings & Queens (67/100)
05. Bloodrush (65/100)
06. Brutal Romance (93/100)
07. Je Suis Pret (85/100)
08. Magical Machine (21/100)
09. New Histories (27/100)
10. New Year's Eve (62/100)

Pontuação final: 61,7
Arredondamento: 
  62  


01. "Give me all access, give me what I want/The companionship of your tableaux vivants" Comparar a companhia com um quadro vivo é esmagador. "Tableaux vivants" é realmente o ponto alto desta canção. Um francesismo que rima com a língua inglesa. "Psychosocial" é, já diria Pessoa, um contentamento descontente. Viver-se na aparência de que as coisas estão bem como estão... conformismo! "I love your protection but I don't love you!"... Escrever algo desta magnitude não é nada simples. 

02. Há uma hipótese de os Arcade Fire terem vindo a esta canção e se inspirarem para a construção da "Electric Blue". Na verdade esta letra referente à energia do trovão, pirotecnia, e à própria energia dos nossos corpos, bem como a construção musical encaminham-nos para o mais recente trabalho dos Arcade. "Thunder" tem uma pitada leve, elementos muito ténues sobre uma voz provida de muita neutralidade. Uma canção que não me "aquece nem arrefece", mas que considero competente. 

03. "Start a War" relembra-me a sonoridade de "Cathedrals", sobretudo da canção "In The Dark". A título de curiosidade, foi produzida pela própria, juntamente com David, produtor de Marina & The Diamonds, Everything Everything e Bat for Lashes. Um facto interessante que justifica o exotismo desta melodia. Acho que a canção per si não é forte o suficiente. "Start a war" mereceria algo mais explosivo e esse clímax nunca chega. 

04. Sonoridade e estrutura de "Get Lucky" de Daft Punk. Aliás, os compassos são os mesmos. Bem indie-eletrónica. Gosto muito da produção. Sobre a voz, nada a referir, competente, melodiosa, mas sempre no terreno seguro. Considero que acaba por conferir monotonia ao próprio álbum. "We’ve got a long to go but we got the energy(It took a little while to find reality" - so sweet e com referência à energia cantada em "Thunder". 

05. Agora vai. "Bloodrush" tem elementos novos e uma voz que passeia por um espectro maior na escala de notas. Produção interessante, letra levemente repetitiva. Há que considerar que a canção é de 2014. Gosto dos "coros" no "So much". Dão força à voz de Fraser.. algo que ela realmente precisa. 

06. Banks és tu? Isto faz-me mesmo lembrar Banks! Que interessante! Gosto muito da voz dela nesta música. Sem receio de ir "lá acima" sem ser barulhenta. "Love and death, and death and love - Brutal romance" que FOFURA! Parece Lana Del Rey deprimida, cantando! Das minhas preferidas do álbum inteiro. 

07. Aquele Indie-Pop que quer ser Jazzy e... consegue! With a fire in my breast/Je suis pret/I am ready, I am ready. Rimar mama com preparada em línguas diferentes é qualquer coisa de abismal. Gosto muito da canção, não na medida em que me apetece ouvir muitas vezes, mas na medida em que é um produto realmente novo.. .algo que não nos acostumamos a escutar por parte de ninguém. "Je Suis Pret" tem uma instrumentalização bem segmentada, multi-estilos e multidinâmica. Gosto da letra! Fiquei chocado que este é já o 4º álbum de Brooke :o :o 

08. A pior canção do álbum. Será que vais amá-la? Acho tão cansativa... não consigo apontar algo que me apraz neste tema. Acho tudo muito mau. 

09. Outra canção super cansativa. A voz é monótona, o instrumental não avança.. uma canção sem estrutura... não há um refrão evidenciador. Que pena!

10.It’s been a loud year and I really need the quiet. O começo já me conquistou. Instrumental ÉPICO! Excelente para concluir o álbum! Era necessário! Depois fica cansativa! 

comentou 10 Out, 2017 por GeovaneN (22,045 pontos)
Aí Deus que crítica perfeita!
+9 votos
respondida 10 Out, 2017 por GeovaneN (22,045 pontos)
editado 10 Out, 2017 por GeovaneN

Brooker Fraser - Brutal Romantic (2014) [Nota final: 9,8]

A primeira impressão que se tem do álbum é que ele é feito pra você ouvir no fim de tarde depois de um dia cheio. O álbum é muito bem feito e o que chama a atenção são os vocais, belos vocais, fortes e muito bem trabalhados. O cd é todo calmo, é todo transcendente, é todo estruturado do tipo: Melodia, vocal e refrão só com isso a cantora Brooke Faster consegue fazer você viajar. Do incio ao fim da reprodução do álbum você vai ter essa percepção. Pra quem gosta de sair dos POP's e refugiar ouvindo coisas mais "maduras" esse é o álbum certo!

1 - Psychosocial (Nota: 10/10) -> A faixa foi muito bem aproveitada como música de "abertura" do álbum, ao ouvir você já fica tipo: "Nossa, eu senti o impacto, vamos continuar". A canção te trás uma paz que dá vontade de pô-lá no repete. Sem contar o refrão acompanhado por um coral que te faz lembrar um coral de igreja dos EUA, isso é ótimo.!

2 - Thunder (Nota: 10/10) -> "Thunder" é muito gostosa de ouvir, lembra muito discoteca nos aos 80/90. Essa música deve ser melhor ainda no fone de ouvido ou cantando com os amigos numa noite de sábado!

3 - Star a War (Nota: 9/10) -> Essa música poderia vir um pouco mais no meio do álbum, ela quebrou meio o clima que "Thunder" deixa pra trás de tipo, tem mais esse estilo no álbum? Essa faixa é boa pra ouvir no alto falante do seu smartphone enquanto você faz uma jantinha.

4 - Kings & Queens (Nota 9/10) -> Kings & Queens poderia vir depois de "Thunder" ia ser uma vibe bem legal, se essa sequencia acontecesse tava formado um karaoke porque os refrões são feitos pra cantar junto, com mozão, amigo, irmão, mãe ou até o dog porque é essa a vontade que dá.

5 - Bloodrush (Nota: 10/10) -> Mais uma vez o refrão com foco no coral da igreja dos EUA, isso é muito legal porque te prende a ouvir. E a canção é aquele tapa na cara da amiga que acabou de sair de um relacionamento: "Levanta daí e vai viver".

6 - Brutal Romance (Nota 10/10) -> A faixa recebe o nome do álbum e faz muito bem esse papel assim como "Psychosocial" a música é mais calma e orquestral com fortes vocais, pra quem está na bad as lágrimas caíram na certa, o piano é maravilhoso e a voz da cantora se encaixa perfeitamente na melodia entre piano e violino.

7 - Je Suis Pret (Nota 10/10) -> Agora é frânces (que chique)! Que melodia gostosa e mais "bruta" com guitarras. A cantora explode de vez com seu coral e com a melodia acompanhada da guitarra no refrão a partir dos 2 minutos te deixando em extase porque no começo a música não parece que vai ganhar todo esse poder.

8 - Magical Machine (10/10) -> Uma sonoridade mais futurista? Talvez mas que faz a música ter uma caracteristica só sua isso faz, e o refrão? EU AMEI porque ele gruda na sua cabeça junto com a sonoridade futurista. Eu ouvi ela no repete! E recomendo.

"Power me on light on demand i’m your magical machine we can dream digital dreams. Power me on control and command i’m your magical machine i’ll be yours if you let me".

9 - New Histories (10/10) -> Bora tomar um chocolate quente ao som dessa música? Essa música serve pra você contar histórias com seus amigos enquanto essa faixa toca bem baixinho como fundo sonoro da reunião.

10 - New Year's Eve (10/10) -> A sonoridade lembra aqueles cd's com barulhos de mar, água ou chuva (com efeitos) bom pra relaxar! Essa música se encaixa nesse contexto mas cuidado refrão forte e completamente alto, do nada você toma um susto pois a música começa mansinha e do nada entra um coral acompanhando a cantora.

Tove Lo – Lady Wood (2016) [Nota final: 9,0]

A cantora tentou dividir o álbum em dois, uma parte mais “R&B” e uma parte mais “POP” porém ela acertou no POP apenas. O álbum é feito sob medida para Tove Lo, um cd pensado só pra ela! O álbum é bom mas as músicas ficam repetitivas depois do segundo interlude, tudo que você ouviu antes do segundo interlude você está ouvindo de novo porém com letra diferente. Um álbum bom pra você ouvir enquanto vai para uma festinha!

1 – Fairy Dust – Chapter  1 (Nota 10/10): Introdução muito bem pensada e já te dá uma ideia de como as próximas faixas serão.

2 – Influence (feat. Wiz Khalifa) [Nota 9/10]: Essa faixa é uma típica faixa POP com a presença de um rapper mas o que faz ela ser distinta de outras faixas POP é que ela não gruda na cabeça, o refrão não gruda. E a música parece ter sido feita sob medida para a artista.

3 – Lady Wood (Nota 9/10): “Lady Wood” já vem um pouco mais dançante que a sua anterior. Essa faixa é toda contrária a sua anterior, mais agitada e com um refrão mais dançante.

4 – True Desaster (Nota 10/10): Eu amei essa música, a sonoridade e a letra. “True Desaster” segue os passos de “Influence” porém com o refrão que cola na cabeça. De longe é a faixa mais produzida do álbum!

5 – Cool Girl (Nota 10/10): Essa música é bem POP. É aquele POP para tocar na balada. Assim como os POP’s a faixa tem um refrão que cola na sua cabeça e faz você cantarolar durante o dia.

6 – Vibes (feat. Joe Janiak) [Nota 10/10]: A faixa continua seguindo a sonoridade das anteriores, o que faz ela ser diferente é o toque de violão ao fundo mas que some assim que o refrão entra logo faz você se lembrar das faixas anteriores. Uma mistura de “Cool Girl” + “Influence” = “Vibes”. Sim o refrão gruda um pouquinho.

7 – Fire Fade – Chapter 2 (Nota 10/10): Mais um interlude e uma interlude mais POP e assim como a primeira interlude já te faz ter uma ideia de como serão as próximas faixas

8 – Don’t Talk About It (Nota 8/10): Nada de novo até aqui. A música te faz lembrar outras músicas anteriores.

9 – Imaginary Friends (Nota 8/10): Assim como sua anterior a faixa te faz lembrar as faixas anteriores do álbum.

10- Keep It Simple (Nota 7/10): Essa música é aquela famosa música pra completar álbum, não deveria nem estar ali já que suas anteriores fazem muito bem esse papel.

11 – Flashes (Nota 10/10): Depois de três músicas totalmente irrelevantes essa canção te faz ficar: “Opa, o negócio ficou bom de novo”. Assim como “True Desaster”, “Flashes” tem um refrão que gruda na cabeça e foi muito bem produzida o que difere ela das 5 primeiras do álbum é que ela tem um instrumento a mais, a guitarra, pouco mas tem, coisa que falta muito nesse cd, som de instrumentos. “Flashes” dá um pouco esse toque porém está no mesmo nível da primeira parte do álbum.

12 – WTF Love Is (Nota 8/10): Voltamos para o mesmo do mesmo. Uma faixa bem POP assim como as faixas 8, 9 e 10.

A nota foi dada por música individualmente de 0 a 10 depois para a nota final foi somado o valor de cada musica individualmente e dividido pelo número de faixas que o álbum tem...

comentou 10 Out, 2017 por a1n2d3r4e5morei (45,758 pontos)
Poooooooooow! Isto sim é uma crítica bem construída e fundamentada. Ainda assim, de enaltecer o seu coração enorme para atribuição de notas. Que existam mais pessoas assim no mundo! Você seria uma pessoa que todos gostariam de ter como professor :D
comentou 10 Out, 2017 por GeovaneN (22,045 pontos)
Aaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa eu tô dando um grito!!!! Obrigado!! Tamo correndo atrás do diploma de professor! Hahaha ❤
+8 votos
respondida 11 Out, 2017 por a1n2d3r4e5morei (45,758 pontos)

Tove Lo - Lady Wood 

Resultado de imagem para lady wood
01. Fairty Dust - Chapter I (100/100)
02. Influence (62/100)
03. Lady Wood (86/100)
04. True Disaster (74/100)
05. Cool Girl (57/100)
06. Vibes (98/100)
07. Fire Fade - Chapter II (75/100)
08. Don't Talk About It (43/100)
09. Imaginary Friend (75/100)
10. Keep It Simple (55/100)
11. Flashes (82/100)
12. WTF Love Is (80/100)

Interludes x 30% + Músicas x 70% 
26.25 + 49.84 = 76.09

Pontuação Final: 

 76 

01. Excelente início de álbum. Nesta Fairy Dust fica prometido um álbum bem eletrónico dentro de um conceito bem atmosférico e pop. 

02. Produzida por The Struts e acompanhada por Wiz Khalifa, Influence transporta-nos para um ambiente aéreo em que a droga se inclui.  "You know i'm under the influence, so don't trust every word I say...". Adoro o instrumental. Em termos gerais é uma canção forte mas não se aproxima às melhores do álbum. 

03. Lady Wood é absurdamente arrepiante. Esta canção oferece-me tudo o que preciso. A letra é simples mas bastante interessante. Faz referência aos amores que querem fugir ao preconceito das aparências. Por um lado o homem, mal reputado, por outro, Tove, uma mulher de atitude aberta e "desligada" à opinião dos outros. O instrumental é brilhante, barulhento ... ríspido! Adoro. Não percebo, ainda assim, o final da canção. Não encaixa bem com a True Disaster. 

04. Segue a linha das produções bem ritmadas. "True Disaster" antagoniza Lady Wood no estereótipo do homem, mas mantém a finalidade de Tove Lo... de encontrar quem a complemente sexualmente e por vezes não são os "pretty boys" que o conseguem. Bem atrevida, como aliás todo este álbum o é! 

05. "Cool Girl" é talvez o single que menos gosto da carreira de Tove Lo. Influências techno concomitantes ao pop. Acho o instrumental cansativo e pouco dinâmico. Prende-se muito e não chega a explodir como deveria. A letra é interessante. Não passa daí!

06. Quase choro quando ouço isto tamanha é a qualidade da canção. Das mais emblemáticas composições e produções de The Struts. "Vibes" tem uma letra bem mais "sensitive", mais "touching". O dueto foi muito bem pensado! A letra está brilhante. Incluir uma "conversa" numa letra não é tão fácil quanto parece. Parece que Tove encontra outra forma de ficar "high" para além do consumo da linha de droga. Agora ele "Feeling so high, falling into you" AMO!

07. Que terá acontecido depois de Vibes? Tove Lo, sente-se perdida novamente procurando por ele... Sonoridade bem interessante a fazer a transição para a faixa 08. 

08. Ninguém sabe ao certo sobre o que é esta canção. Talvez sobre algo que Tove Lo foi inibida de contar, ou algo que fez e pediu para não falar. Com certeza algo bem pessoal. Em termos de canção, acho insuficiente, não me enchendo as medidas. Letra confusa, métrica perfeita, produção qb. 

09. Uma canção dedicada àquela pessoa que não somos nós, mas que lá está quando falamos sozinhos! "Imaginary Friend" ... o único que conhece Tove. De regresso às ótimas produções depois de uma faixa 08 mais comedida. Gosto imenso! 

10. Canção bastante pessoal também sobre o término de uma relação. "Let me keep it simple".... e todos sabemos o quanto não é nada simples superar algo dessa magnitude. Gosto muito da componente de percussão nesta música. Ainda assim creio que não se destaca! 

11. Dispensa comentários! Fantástica! 

12. "Ah, fuck!! Ugh, I need another" QUe bela conclusão ahah! O alinhamento deste álbum é muito certo. Termina de forma sensacional com esta WTF Love Is! Um desabafo por parte de Tove Lo e o regresso do lado .. "que se lixe! da mesma. Gosto muito! Nota-se bem que foi produzida por The Struts. As "dark vibes" são tudo! 

+11 votos
respondida 11 Out, 2017 por sirheo (10,214 pontos)
editado 14 Out, 2017 por sirheo

Preguiça de escrever review, mas Tove Lo rainha hodierna e mirífica

90

01. Fairty Dust - Chapter I
02. Influence - 82
03. Lady Wood - 93
04. True Disaster - 80
05. Cool Girl - 90
06. Vibes - 100
07. Fire Fade - Chapter II
08. Don't Talk About It - 7
09. Imaginary Friend - 97
10. Keep It Simple - 98
11. Flashes - 95
12. WTF Love Is - 95

comentou 11 Out, 2017 por a1n2d3r4e5morei (45,758 pontos)
Isso é mais que suficiente. A sua média é a média das canções? :)
comentou 14 Out, 2017 por sirheo (10,214 pontos)
eu tinha esquecido de botar a média do álbum
+8 votos
respondida 11 Out, 2017 por a1n2d3r4e5morei (45,758 pontos)
Espero que este tópico não flope :$
+9 votos
respondida 14 Out, 2017 por sirheo (10,214 pontos)

Lorem ipsum

Psychosocial - 7,2
Thunder - 7,6
Start a War - 7,4
Kings & Queens - 7
Bloodrush - 6,8
Brutal Romance - 7,6
Je Suis Pret - 6,7
Magical Machine - 6,7
New Histories - 5
New Year's Eve - 4,5

66,5 > 67

Perguntas relacionadas

+33 votos
13 respostas 680 visitas
perguntou 6 Jan, 2018 em Jogos por mattoxxz (2,669 pontos)
+12 votos
3 respostas 320 visitas
perguntou 15 Abr, 2019 em Jogos por Katyanitta (101,643 pontos)
+18 votos
16 respostas 786 visitas
perguntou 11 Abr, 2019 em Jogos por Katyanitta (101,643 pontos)
+37 votos
18 respostas 686 visitas
perguntou 12 Jan, 2018 em Jogos por mattoxxz (2,669 pontos)
+24 votos
8 respostas 324 visitas
perguntou 26 Jun, 2017 em Jogos por mattoxxz (2,669 pontos)
Seja bem vindo, aqui você pode fazer perguntas e receber respostas de outros membros do ZERO.
...